Faça o Google trabalhar para você
Pergunte direito e aproveite ao máximo os recursos do maior site de buscas da internet
Por Mariela de Castro Santos
Depois do Google, o problema não é mais achar o quev você precisa saber, mas saber o que você quer achar. Com 380 milhões de usuários por mês em todo o mundo e líder no ranking de buscadores de vários países, inclusive o Brasil, o Google transformou-se, em apenas cinco anos, no mais popular e poderoso sistema de buscas da internet. Se você não fizer a pergunta certa, no entanto, essa ferramenta pode se transformar num problema, transformando os resultados em um imenso congestionamento de informações. "E ter informação demais é ter informação nenhuma", diz o consultor em tecnologia Fernando Andrade, da FA Consultoria, de São Paulo, referindo-se ao número de resultados obtidos com o Google -- que freqüentemente passa a casa do milhão -- quando se tenta procurar qualquer coisa. Como encontrar o que você precisa? Para começar, o próprio Google dá uma mãozinha, disponibilizando um manual em sua página inicial (www.google.com.br e acesse Tudo sobre o Google).
A VOCÊ S/A selecionou as melhores dicas e apurou com consultores de tecnologia e executivos o que eles fazem para otimizar suas buscas. Aprenda com eles:
1 - MANTENHA O FOCO. "O mais importante é planejar a pesquisa antes de começar e não se desviar do foco", ensina Gian Franco Nercolini, diretor-geral para o Brasil da Vocalcom, em Curitiba, empresa francesa de tecnologia para call centers. "A pesquisa indiscriminada sempre resulta em frustração."
2 - DIVERSIFIQUE. Escreva mais de uma palavra, ou expressão, sobre o que você procura. Isso deixa a busca menos genérica. Digite as palavras-chave apenas separadas por um espaço. Por exemplo: gestão carreira. As palavras vão aparecer nas páginas encontradas, mas não necessariamente juntas.
3 - NÃO SE PERCA. Os resultados parecem excessivos? "Colocar expressões entre aspas ajuda a refinar a busca, pois o Google vai procurar apenas as palavras naquela ordem exata", lembra Fernando Andrade, consultor de tecnologia. Assim, enquanto gestão carreira traz mais de 1,5 milhão de resultados, "gestão de carreira" (assim mesmo, entre aspas) derruba para menos de 34 000 as possibilidades.
4 - FACILITE. As palavras AND (e) e OR (ou), em maiúsculas, também facilitam. "Gestão de carreira" OR "planeje sua carreira" mostrará opções com uma ou outra expressão. Os resultados da busca caem ainda mais: 18 000.
5 - SEJA EXPLÍCITO. "Diga" ao Google o que considerar ou ignorar, colocando um sinal de mais (+) ou menos (-) antes das palavras, sem espaço entre o sinal e o termo que você quer encontrar. "Para pesquisar conceitos e descobrir o que outras empresas estão fazendo sobre determinado assunto, incluo (ou excluo) termos conforme a necessidade, sendo mais específica ou mais genérica", diz Lívia Sant'Ana, diretora de recursos humanos da Telemig Celular, em Belo Horizonte. Quer saber a opinião de consultores sobre carreira? Tente acrescentar +sucesso -curso -universidade +dicas -portal -outplacement +consultor. Agora já são 40 resultados sobre carreira, certo?
6 - O QUE VOCÊ QUER VER? A fórmula citada na dica anterior também vale para encontrar o que você precisa no acervo de 1 bilhão de imagens do Google.
7 - CUIDE DA GRAFIA. O Google ignora letras maiúsculas e minúsculas. No entanto, identifica acentos: fôrma e forma, Antônio e Antonio, e por aí vai. No caso de palavras como gestão e comunicação, que não existem sem acento, a diferença nas páginas encontradas pode vir de erros de grafia em certos sites.
8 - BUSQUE NA FONTE CERTA. Se você procura informações sobre uma empresa de determinado país, experimente acessar o Google local. O buscador tem versões em mais de cem países, entre eles o Azerbaijão e as Ilhas Fiji. "Você vai obter menos resultados, mas serão mais específicos e pertinentes, incluindo referências na mídia local", avalia Gian Franco Nercolini, da Vocalcom.
9 - USE COMO DICIONÁRIO. Quer descobrir o significado de alguma palavra? Digite define: e, sem espaço depois, a palavra em questão. Vale, inclusive, para nomes próprios. Porém, os resultados deixam a desejar.
10 - CÂMBIO ONLINE. O Google faz conversões de moedas, só que em inglês. A vantagem é não precisar saber o nome da moeda de cada país. Exemplo: digite 10 swedish money in chinese money (sem aspas) e descubra que 10 coroas suecas equivalem a 9,95 iuanes chineses.
11 - AULA DE MATEMÁTICA. Em inglês também, você pode converter medidas e fazer desde somas básicas até operações complexas envolvendo funções trigonométricas, raiz quadrada e logaritmos.
12- CUSTOMIZE. Você pode formatar o Google de acordo com suas preferências: idioma das páginas, idioma da interface com o usuário, formato da página/tipo de arquivo da busca, número de resultados retornados, filtro para material de conteúdo apenas para adultos, e por aí vai.
13 - TRADUÇÃO SEM COMPLICAÇÃO. Para traduzir trechos inteiros com as ferramentas de idiomas do Google (o link aparece no menu à direita da caixa de busca na página inicial), basta colar o texto para tradução e selecionar o idioma logo abaixo. Você pode escolher entre 18 opções.
14 - LOCALIZE-SE.Para obter um mapa com a localização exata de um endereço, basta digitá-lo na caixa de pesquisa, seguido do nome da cidade/Estado ou o código postal. Por enquanto, vale apenas para endereços nos Estados Unidos.
SANTOS, Mariela de Castro. Pergunte direito e aproveite ao máximo os recursos do maior site de buscas da internet. Você S/A, n.92, 2006. Disponível em< http://www.criativamarketing.com.br/criativa/paginanoticias2.asp?area=Artigos&subarea=Tecnologia%20Aplicada%20a%20Marketing&cod_info=1039&codigo=97> Acesso em 12 de mai 2007.
SANTOS, Mariela de Castro. Pergunte direito e aproveite ao máximo os recursos do maior site de buscas da internet. Você S/A, n.92, 2006. Disponível em< http://www.criativamarketing.com.br/criativa/paginanoticias2.asp?area=Artigos&subarea=Tecnologia%20Aplicada%20a%20Marketing&cod_info=1039&codigo=97> Acesso em 12 de mai 2007.